Então, após toda esta divulgação da segregação sócio-política que o capitalismo acarreta consigo, o que passa por sua cabeça?? Seria pena, culpa, desprezo, vergonha... Ou apenas mais um vídeo chato e sem graça do colégio? Bom, não importa, até porque a preocupação, sanidade e/ou conscientização de vocês não vai resolver os problemas do mundo, é preciso AGIR!
Seria até, hipocrisia de minha parte, pensar que você leitor aderiria a causa, ao maior problema do mundo.. Simplesmente porque mostrei mais um, de quinhentos vídeos aos quais você possui acesso todos os dias.
Pois é, o que eu ou você sabe sobre pobreza, fome, falta de conforto, violência?? Somos todos, elite, elite de um país segregador e vítima do capitalismo animal.Temos casas boas, comidas gostosas, pais carinhosos, enfim um vida invejável.
Muito embora, passe pela sua cabeça, “Fulaninho tem uma casa melhor que a minha”; “Você fala isso porque não conhecem a minha mãe” e mais quinhentos blá blá blás de crianças mimadas. Já pensou o que é, querer e não ter o que COMER!?? Comida, o pão de cada dia. Ou então, chegar aos 70 anos, velho, cansado, segregado, após uma vida moura e ingrata e ter que subir uma favela, subir subir subir, para chegar numa casa pobre, sem saneamento básico, as vezes nem de concreto!? E o pior, ter de se adequar à um regime ditatorial, imposto pelo medo, medo de traficantes fortemente armados, economicamente auxiliados pela cocaína, maconha etc. Aliás, quanto as drogas, que tenho certeza que você leitor já fez uso, ou por curiosidade, ou por ascensão social, ou por o simples stress da vida, o qual ninguém passa isento.
E não, não pensem que isso é o pior... Imagine-se nas ruas, sem ter para onde ir. Deitado nas calçadas duras e frias, cheia de pedras portuguesas incomodas. Coberto por jornais, aliviando as dores no álcool, vivendo pela boa vontade de pessoas como nós, normalmente mimadas.
E a culpa? A culpa é NOSSA! E nesse momento não é nossa, apenas da elite, é nossa dos humanos. Afinal “o homem é o lobo do homem”, não é mesmo? A culpa é das elites, porque estamos satisfeitos com nossas posições e privilégios, logo não nos mobilizamos para a diluição de todas as classes, abastadas e paupérrimas, de forma a haver um redistribuição de renda e melhor organização do dinheiro no mundo. E é dos segregados, incapazes de mobilizações, mesmo que agressivas para exigirem pelo menos a chance de progredirem na vida! Não adianta contra argumentar, dizendo que os pobres são incapazes fisicamente de mobilizações. Eles são maioria, tem armas.. Só lhes falta organização e encorajamento.
Nesse momento, com certeza passou pela sua cabeça, “Que bom né? Imagina um bando de arruaceiros, marginalizando as ruas? Invadindo minha casa. Esse cara é um hipócrita, pois não acredita no que diz, só está aí para bancar o intelectual” Pois é, realmente não acredito que vá sair por aí distribuindo o que tenho, jogando meu guarda-roupas pela janela, doando minha mesada. Mas com certeza, tenho consciência do quão ruim eu sou, não por ter tanto, mas por eles não terem nada e simplesmente abstrair isso de minha vida. Por quando passar por um mendigo, preferir não olhar! Por evitar bairros mais pobres e ruas que dêem em favelas..
Que isso!? Onde chegamos, cadê a tal da humanidade? Ao longo da história temos diversos exemplos de que esse pensamente segregador, não é uma boa escolha. Pessoas já foram guilhotinadas por alienar-se do mundo, outros, já ganharam guerras porque acreditavam na liberdade, numa sociedade igualitária e justa. E também não é porque estou frisando as favelas e mendigos que temos que deixar para lá os africanos por exemplo.Eles estão numa situação muito pior que a nossa, passam por um guerra civil, étnica. Além de pobres e necessitados, são esquecidos pelo mundo. Aliás, o mundo tem interesses nas guerras e por isso elas não cessão.Enquanto estiverem ocupados guerreando entre si, não possuirão tempo de lutar por suas riquezas naturais, exploradas pelas grandes empresas multinacionais, ditas impotentes perante a guerra, mas ativas no enriquecimento às custas do território afro.Estes são dignos de uma pena maior ainda, lá não existem políticos corruptos dando falsas esperanças em troca de votos. Lá, as elites são menores, quase nulas e estas só existem para apossar-se dos bens preciosos deles. Eles não ligam que o povo, literalmente, morra de magreza. A maioria é desnutrida, analfabeta, pobre, aidética. Uma terra esquecida, todos são vitimas da ganância do homem. Sabe aquelas fotos de Orkut, que quando vemos sentimos pena? Pois é, aquilo realmente é a realidade de muitos.
Podia me estender e falar da guerra do Iraque, de Israel, Palestina, da fome do Nordeste, da guerra pela Amazônia, da bomba nuclear de Iroshima e Nagazac.. Enfim!
Direcionando nosso pensamento para o aqui, Brasil, Rio de Janeiro e nossos problemas sociais. Temos que pensar em soluções concretas e imediatas! Até porque um prédio não constrói-se pela cobertura, resolvendo primeiramente problemas menores, estaremos cooperando para a resolução dos maiores.
Uma sugestão, legal são grupos de estudos, grupos de alunos mais avançados que possam se solidarizar a ONGs e institutos educacionais que possuam contatos com pessoas carentes, a fim de repassar o conteúdo escolar e cooperar com esse ensino falho brasileiro. Onde só os abastados tem direito do saber. Ensiná-los que todos tem direito e capacidade de crescer na vida, de ter seu espaço, sua independência financeira. Que a vida não se restringi ao tráfico, ao trabalho doméstico, ou a faxina de um shopping chique. Que todos possuem capacidade de tornarem-se médicos, cientistas, advogados, engenheiros, artista, padres, pastores, etc etc etc. Além disso, para concluir, não só sinta pena da próxima vez que passar por alguém necessitado, ajude-o com sua necessidade, pois é ajudando um e outro que vamos chegar lá.
Quem sou eu
domingo, 19 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário